Happy Halloween !

segunda-feira, 31 de outubro de 2011 /
Finalmente chegou o Halloween ! *------*
Amo amo amo amo amo Halloween tô me sentindo um americano aqui né ;P kkkk, mas gosto muito mesmo e MORRO de inveja dos americanos, quando eles saem nas ruas fantasiados e tal tal tal... u.ú Então hoje preparei um post especial de Halloween ! :D

História do Halloween
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século VDC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.


Doces ou travessuras ?
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Bruxas
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é atoa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.


Halloween pelo mundo
A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.
Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).
México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. 
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. 
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Alguns significados simbólicos
- A abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
- A vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
- O caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
- A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
- As moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
- Os bilhetes com os pedidos: devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
- A aranha: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
- O morcego: simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
- O sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
- Gato Preto: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.

Cores
Laranja: cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto: cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo: cor da magia ritualística
Feliz Halloween pra vocês ! ;P KK
Beijos 

15 comentários

  1. Estava navegando pela net, e tive a alegria de encontrar seu blog e amei!!!

    Convido você a dar uma passadinha, se puder, no meu blog: http://docesonhodemenina.blogspot.com/

    Ah, como eu amei seu blog, deixo também um selinho para você: http://1.bp.blogspot.com/-68Bb05pFul4/Te1BfsqvBeI/AAAAAAAAATM/JPCRr0Mj7R0/s1600/dsm-selinho.jpg

    Mil Sweetkisses ♥.♥

    ResponderExcluir
  2. Ooi voce aceita fazer parceria??
    only-girls2.blogspot.com
    obrigada msm se puder ou nao ;D
    seguindo segue de volta??

    ResponderExcluir
  3. oii desculpa minha net tinha caido rss seguii bjos -vo pega seu link ;)

    ResponderExcluir
  4. oi:) , adoreeeei aq, é perfeito uhsuhsa ! *-*
    obg pela visita e pelo comment lá no blog *o* espero q volte mais vezes :)
    novo post , passa la e comenta?

    Beijos,
    http://bnascimentooo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Brigada pelo comentário no blog! Sigo sim tá!
    Já achei o blog super interessante pelo fato do blogueiro ser um menino, é necessário terminar com esse negócio de "Blog é coisa de menina!"

    http://blogmoreover.blogspot.com/
    Bjsss...

    ResponderExcluir
  6. Adoro Halloween!As votações do concurso que você está participando(Bruxinha blogueira),já começaram! Corre e vota no seu blog. É até o dia 08 de novembro.Não esquece de colocar aqui o banner de participação do concurso.(Pode diminuir a imagem) Bjocas! Boa Sorte!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já estou seguindo de volta, claro!!!!

    Muito obrigada pelo comentário, e por sua visita no DSM, para mim é um prazer!!!!

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
  8. gostei
    da uma visitinha?e segue que retribuo
    http://diariogarotaloucalouca.blogspot.com/
    e
    http://modalaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. More.o.ver TEEN, obrigado. e é verdade mesmo, muitas pessoas tem preconceito por eu ser homem e ter um blog (:

    Paloma, ok vou colocar o banner sim !

    Sheila, obrigado ! ^^

    Diario..., claro que sigo ! ;*

    ResponderExcluir
  10. Passando para agradecer o carinho e atenção e para te desejar um final de semana maravilhoso,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo