Dicas para começar as aulas com o pé direito.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 /
 Shutterstock
Hey pessoas! (:
Como todos já sabem, estamos no finalzinho de janeiro e em breve começam as aulas. Isso mesmo, a mamata está acabando rsrs. Bom, mas hoje eu vim aqui por um bom motivo. Sei que estudar e levar escola a sério não é pra muitos, então vou dar dicas para vocês começarem o ano bem, com o pé direito. Clique em continue lendo e confira!

Como estudar: dicas para se dar melhor nas aulas.
  • Encontre o ambiente certo para estudar: dentro das suas limitações, encontre um lugar sem ruídos externos, sem tentações que o distraiam, com os recursos necessários, e com espaço suficiente para espalhar seu material. Procure estudar sempre no mesmo local – o cérebro é uma máquina associativa, e se ele associar o ambiente ao ato de estudar, produzir e reter informações, você só tem a ganhar.
  • Experimente ouvir música: a música ajuda a cancelar ruídos externos, e para algumas pessoas pode ajudar na memorização – ao associar os conceitos com a música que estava tocando na hora, o cérebro pode recuperar a informação a partir deste mesmo estímulo. Se isto funcionar para você, saiba que não existe um estilo musical “certo”: uns preferem Bach, outros preferem Chico Buarque. 
  • Acorde cedo: acostume-se a acordar mais cedo e tenha mais tempo para realizar seus compromissos.
  • Tenha uma agenda: não importa a tecnologia. Pode ser um caderno simples, uma agenda de papel, a lista de compromissos do seu celular, ou o que quer que funcione para você. O importante é que você não esqueça dos prazos de seus compromissos escolares importantes.
  • Tome notas à mão: escrita não é sinônimo de edição de texto. Tenha um bloco ou caderno para anotações livres, acostume-se a anotar nele os conceitos interessantes, e coloque data, título e matéria no topo de cada página. Não arranque páginas deste caderno. A escrita manual, e simultânea ao momento em que você adquiriu o conhecimento, pode ser um poderoso estímulo à memorização imediata e definitiva dos conceitos.
  • Passe a limpo suas anotações: escrever no mesmo dia, ou no dia seguinte, pela segunda vez (e preferencialmente à mão), os mesmos conceitos, organizando-os, analisando e sintetizando, é rápido e pode valer por horas de estudo na véspera da prova.
  • “Quem não sabe, ensina”: faça como os profissionais: ensine para aprender. Após ter estudado, encontre algum colega que entenda menos do que você sobre o assunto da prova, e procure explicar a ele alguns dos conceitos básicos. Organizar mentalmente o assunto, verbalizá-lo, vocalizá-lo e ouvir o feedback do colega são atividades que ajudam a solidificar os fundamentos do seu próprio conhecimento, a correlacioná-los, e até a identificar os pontos que você precisa revisar. E ainda por cima pode ajudar o colega.
  • Não force: Estudar apenas na véspera, ou passar a noite estudando, são maneiras ineficientes de tentar reter a informação. Você pode ir melhor na prova, estudando menos horas, se fizer força para entender os conceitos durante as aulas, e procurar memorizá-los logo após aprender, e não apenas na véspera dos prazos-limite.
  • Não confunda material e aprendizado: aprender é algo que acontece dentro da sua cabeça, e não nas folhas do caderno. Rabisque, rasure, faça o que for necessário para entender e registrar os conceitos. Não adianta ter 16 canetas diferentes e o caderno mais completo da turma, se você não entender o que está escrito, ou se apenas copiar algo que não compreendeu.
  • Faça o que tem que ser feito: se você adiar, vai ter de fazer do mesmo jeito e com mais pressa, ou não vai conseguir completar o curso. Saiba quais são suas obrigações, e planeje seu cumprimento para poder fazer tudo com menos esforço. Deixar para a última hora torna o trabalho mais difícil e arriscado. 
  • Lembre-se por que você está estudando: se você não está ali por opção, não encontrará motivação para ir bem. É provável que o ambiente escolar não esteja sempre a seu favor. Mesmo assim, lembre-se dos motivos pelos quais você está estudando, e avance na direção dos seus objetivos.
Bom gente, essas são as minhas dicas pra vocês! Espero que tenham gostado e boa sorte com o início das aulas ^^

16 comentários

  1. Adorei todas vão mim ajudar bastante, principalmente na questão da agenda pra manter a organização!
    http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. haha amei as dicas, vou tentar seguir todas *-*
    Matheus, aceita afiliação? Espero sua resposta (:

    Beijo grande
    momamoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho agenda e sempre estudo escutando música, porque ajuda mesmo!

    comenta?
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dias, concordo em cheio. Vou começar a estudar no meu quarto porque eu estudava numa mesa do lado do PC então eu ficava meia tentada kkk

    Beijão
    Ana
    meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir
  5. nossa adorei bastante as dicas vou segui-las :D
    ALÉM de seguir suas dicas vou seguir seu blog !!!
    seguindo aqui
    segue de volta ?
    http://louca-atitude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aaa eu não quero lembrar que as aulas vão começar :/

    bquadrada.tk

    ResponderExcluir
  7. Essas dicas iam ser super úteis no meu tempo de escola (saudades)

    Obrigada pelo carinho e comentario no Embalaço.

    / Veja o novo post (esse é especial):
    http://www.embalaco.blogspot.com/2012/01/e-quem-ganha-o-presente-e-voce.html

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, e principalmente quando vc fala da música, mas sempre que vou estudar, coloco uma música bem calam do fundo para ajudar e além de me tranquilizar me ajuda a memorizar as coisa mais fáceis , como vc disse o no texto ^^ e tbm tenho que conciliar o meus estudos com o blog, tenho pelo menos 1 hora para postar ^^, bjinhos
    http://blogdaingridzinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. As votações começaram ! É hora de você começar a pedir seus votos.
    Tem banner de "Vote em mim" no blog, passe lá e divulgue !
    Kisu ;*
    http://ladonerdl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. aaah, não vejo a hora das aulas começarem, to mt ansiosa (: essas dicas vão me ajudar mtmt ao longo do ano *-* parabéns !

    http://leideanediniz.blogspot.com :*

    ResponderExcluir
  11. Oii!, que blog perfect *-* Parabéns! To seguindo e queria q você retribuice! Aceita parceria? Bjus!

    www.meujeitoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Omg, amei as dicas lindo, na realidade eu vou estudar no mesmo lugar, adoro estudar lá então acho que vai ser bem legal... *-*

    Rawar-->> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. amei as dicas e vou precisar muito delas
    sou meio desatenta e desorganizada
    e como diz minha irmã: esse é o caminho para o sucesso

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, apesar de eu ser bem preguiçosa kkk, vou tentar me focar mais nos estudos esses anos =D
    [adorei o novo nome do blog haha <3 o lay ta lindo tb]

    Bjs!!!
    bnascimentooo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, obrigada pela visitinha lá no blog. Também estou seguindo aqui.

    Manya Fashion // blogfashion5.blogspot.com

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo