Quer ser escritor ? Veja as dicas!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 /
anjo-doce:

Vou parar de acreditar em ilusões. 
Oi oi gente!
Tudo bem com vocês ? Espero que sim ;) Primeiro de tudo quero agradecer a vocês leitores/seguidores que me ajudaram a alcançar a meta de 500 seguidores, muito obrigado mesmo! *-* Bom, vamos ao assunto da postagem. Eu estava por ai procurando dicas de livros, para ser leitor, etc. ai encontrei no site da Thalita Rebouças dicas para quem quer se tornar um escritor (créditos a ela). Então, vamos as dicas ?

Saber como começar a escrever um livro, como encontrar uma editora que aposte em seu trabalho etc., aposto que são dúvidas de muitas pessoas. Para ser escritor não existe faculdade, você simplesmente vira escritor. Assim, do dia para a noite. Num estalar de dedos.

Dicas para escrever seu primeiro livro
    •    Como começar a escrever
    •    A importância do planejamento
    •    A escolha do tema
    •    O medo da tela em branco
    •    A importância de praticar
    •    A observação do cotidiano

Coloquei o ponto final - e agora?
    •    Ortografia e gramática
    •    O hábito da leitura
    •    Mostrando o seu trabalho
    •    Prepare-se para as críticas
    •    A opinião dos amigos e da família
    •    A opinião profissional
    •    A escolha do título

Livro pronto e revisado, que caminho tomar?
    •    Biblioteca Nacional
    •    Três opções
    •    Quanto pode ganhar – ou gastar – um autor iniciante
    •    Publicado por uma editora
    •    Com uma edição independente
    •    Publicando na Internet
    •    Passo a passo

Como é um contrato de edição?
    •    Autoria, terceiros e autorização
    •    Modificações no texto
    •    O preço e o formato do livro
    •    Direitos autorais, tiragem e os exemplares para o autor
    •    Verificação dos números apresentados
    •    Direitos subsidiários e a próxima obra
    •    Validade e rescisão
    •    Reedições

A procura por uma editora
    •    Para quem não enviar o seu original
    •    O formato
    •    Como escolher as editoras
    •    A importância da distribuição
    •    A Internet pode ajudar
    •    Enviando os originais
    •    Cuidado com as armadilhas
    •    A avaliação de originais
    •    Esperando pelas respostas

Não consegui uma editora, o que fazer?
    •    Edição independente
    •    Distribuição
    •    Divulgação
    •    Pode ser a melhor opção
    •    Autores independentes de sucesso
    •    Publicar na Internet
    •    Publicar por demanda
    •    Um caso de sucesso

Assinei contrato com uma editora, e agora?
    •    O processo de edição
    •    Eles querem mudar tudo
    •    Dividindo a paternidade
    •    O título e a capa
    •    As ilustrações
    •    A orelha
    •    O preço
    •    A relação com a editora
    •    Seu livro nas livrarias

Livro publicado, como divulgá-lo?
    •    O papel do autor na divulgação
    •    Dando a cara a tapa
    •    Divulgando na Internet
    •    Criando um site ou um blog
    •    Redes Sociais
    •    Twitter, um canal direto e sucinto
    •    Emails
    •    Divulgando nas livrarias
    •    Distribuição de brindes
    •    Divulgando nas Feiras de livro
    •    Divulgando nas Escolas
    •    Assessoria de imprensa
    •    Media Training
    •    Entrevistas
    •    Encerramento

Gente, essas são as dicas para ser um escritor! Não é muito fácil né ? rsrs Mas acho que quem escreve bem e tem boas ideias deve investir ;)

13 comentários

  1. Já tinha lido essas dicas da Thalita e as sigo, pois acho super úteis!!!

    comenta?
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Omg que massa, eu adoro escrever, mais odeio ler kkkkkkkk pode isso? abafa!

    Rawar--> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/
    @ianapaulinhaaaa

    ResponderExcluir
  3. Adoreei
    visita? http://guiaextra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas da Thalita.
    Adoro ler e escrever, mas não tenho talento pra escrever um livro. :/

    Beijos; @LayllaAlves
    http://vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Diquinhas maravilhosas heiim
    kiss kiss

    www.megamakeemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas, mas acho que o que você copiou eram links dai ficou meio incompleto. Mas eu já tinha visto, quero fazer um livro mas nunca tenho inspiração, eu começo bem, mas no fim, perco a vontade k Prefiro ficar nos contos msm
    bjjos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. haha, eu gosto mais de ler do que de escrever (: mais as dicas são boas *--*

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. adoro escrever textos, amo redaçãaao, me sinto feliz e livree ao escrever *-*
    amei o blog linda
    posso te esperar no meu cantinho *o*??
    Stephanie - Garotadoolharsincero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu me considero escritora ,ou amadora rsrs , amo escrever .

    Se der vote no seu blog preferido na enquete , seu voto ajuda e muito
    http://perfeitinha-blog.blogspot.com/
    http://thaisr-encomendas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. ah, sei lá, acho que pra ser escritor você tem que amar escrever, ler e tem que ser criativo, eu quero muito ser escritora, então me dedico ao maximo para isso, agora, tem gente que simplesmente lê um livro tipo ''Fala sério, mãe!'' ou alguma webnovela tosca e mal sabe escrever e já sai se achando o escritor ou a escritora, rs

    to acostumada com dia 12 mesmo hehehe

    @littlepistols
    Portifolio das Letras e Material Brega

    ResponderExcluir
  11. O novo layout ficou lindo.
    E vou tentar por em prática essas dicas, são boas ^^
    NERDSferas

    ResponderExcluir
  12. Que ótimas dicas! =)
    Eu no começo queria ser Escritora(adorava escrever, e antes era até mais fácil pois era um hábito e vinha idéias de textos na hora! Agora é mais difícil,pela falta de tempo quase não escrevo nada..rs), mas agora mudei totalmente! E estou em dúvida em que curso escolher "Web-Design ou Química" rs. Mais amei as dicas, são ótimas pra quem já está escrevendo seus próprios livros! *_*

    Beijos <3
    efae.luvadepelica.com.br

    ResponderExcluir
  13. As dicas são ótimas, com certeza ajudam muito!
    Estou justamente escrevendo alguns livros que em breve irei procurar uma boa editora para publicá-los. :)

    http://sammysacional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo