Pra Ser Sincero: 123 Variações Sobre Um Mesmo Tema, Humberto Gessinger

sábado, 16 de novembro de 2013 /
Engenheiros do Hawaii é uma banda de rock nacional bem conhecida por ser boa no que faz. Eu particularmente não sou fã, mas ouvir uma música ou outra da banda sempre é bom e cá estou eu para fazer a resenha do livro que relata a história da banda.
O livro Pra Ser Sincero: 123 variações sobre um mesmo tema, foi escrito pelo Humberto Gessinger, líder da banda (vocalista), ele nos conta a história da banda, como surgiu, porque surgiu, os integrantes, etc. O livro não é cansativo, também não é um livro curto e nem muito grande, digamos que é na medida certa.

Começamos o livro com um breve relato sobre a vida do Humberto, a infância, a adolescência... e é aí que nos leva ao ano de 1985, onde no Brasil acontecia a primeira edição do Rock In Rio e em Porto Alegre a banda feita para durar apenas uma noite, se apresentava, pelo o que a seria primeira e última vez, no auditório da faculdade. Estreia e despedida dos Engenheiros, aconteceriam no dia 11 de janeiro.
Mas para a felicidade de todos os fãs espalhados por aí, a banda não durou apenas uma noite como era o previsto. Eles conquistaram o Brasil com o jeito diferente de fazer música, fora da normalidade em que todos já estavam acostumados.

Depois de nos contar todo o início da história da banda, a narrativa vai correndo de ano em ano, desde 1986, quando a banda ainda dava os primeiros passos, até o ano de 2009. Assim, o autor conta como as coisas iam acontecendo com a banda naquele respectivo ano, os shows, os CDs lançados, as conquistas, as novas músicas, as mudanças...
Bom, a opinião que eu iria guardar só pra mim é: tive a impressão de que o Humberto nunca desejou o sucesso, que as coisas simplesmente foram acontecendo, as oportunidades surgindo e eles aproveitando; mas isso soou meio farsante, porque jovens músicos no início de suas carreiras não iriam querer a fama, o reconhecimento do público, as suas músicas na língua do povo? Sinceramente, não creio que as coisas acontecem por acaso.
O livro é essencial pra quem é fã da banda. Pra Ser Sincero é um livro que conta vinte e cinco anos de história de uma banda, uma história pra lá de longa pra quem não pretendia fazer sucesso. Apesar de eu não ser fã da banda, o livro me conquistou. Conquistou pelo fato de como o autor o escreveu, uma forma bem poética, e pela riqueza em informações. Levou 5 estrelas no skoob!

Porque o subtítulo "123 variações sobre um mesmo tema"? Porque no final do livro encontramos a letra de 123 músicas, algumas com alguns comentários a respeito de sua criação ou sobre algum outro fato que ele decidiu citar ali.

15 comentários

  1. Não sou muito fã da banda, gosto de uma ou duas músicas, então não é uma leitura muito pra mim não. Além disso eu fico meio bolada com biografias (mesmo de banda) porque sempre me parece um pouco falso algumas coisas, sabe?! Como vc falou ali de dá a impressão de que ele não queria, mas é meio sem razão...
    Sei lá, num gosto muito de coisas que são ficção, mas que são "verdades" ao mesmo tempo, se é que faz sentido

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia
    Mas parece ser um tema bem curioso
    As musicas dele são ótimas, imagina o livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acho as músicas muito boas, reconheço isso sabe? Mas não é o tipo que eu consigo escutar no dia a dia. O livro parece bem legal... É engraçado como essa gente que cresce e fica famoso fica falando: "ah eu não imaginava, só aconteceu que não sei o que" kkk Se um dia eu for famosa entenderei isso o_O

    ResponderExcluir
  4. Quem nunca ouviu Engenheiros do Hawaii, né? huehe acho que se eu fosse ler esse livro seria por curiosidade mesmo, por que não sou fã da banda mas, sou (com orgulho) muito curiosa.

    coffeesandreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parecer ser um ótimo livro, afinal se as composições dele são maravilhosas, o livro então, deve ser um espetáculo, hein!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  6. Achei a arte do livro linda! A capa e as fotos que vc colocou no post!

    Tb não sou muito fã, mas é uma forma de conhecermos um pouquinho mais sobre a cultura musical do Brasil!

    Beijoss

    http://preferiaestarlendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Matheus!

    Eu gostei da sua resenha, foi bem detalhada e me deixou curiosa sobre o livro. Não sou fã da banda, como você apenas conheço algumas músicas, mas acho que seria bem legal saber mais sobre ela!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de algumas músicas da banda e, quando li o seu título, a primeira coisa que me veio em mente foi a letra da música deles que tem esse título rs.
    A capa é bem legal, as imagens no livro também. Porém, não sou muito fã de biografias, acredito que elas nunca passam o que verdadeiramente acontece. Sei lá, talvez seja preconceito, rs.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro muito interessante mesmo. Gostei de saber de detalhes da obra. É bom que se eu for ler, já sei se vou gostar ou não!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  10. O PREÇO QUE SE PAGA AS VEZES É ALTO DEMAAAAAAAIS <3

    amo, só por causa dessa música. hahah x)

    ResponderExcluir
  11. Hey Matheus
    Nunca tinha visto esse livro
    parece ser bom e bonito... Mas não sou mt fã de biografias :/ nao sei se leria :c
    mas gostei da sua resenha... Interessante. Será mesmo que ele nao almejava o sucesso, mesmo como banda jovem ainda ?
    Nao sei....
    Um beijo!
    Pâm
    interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Também não sou fã da banda, mas mesmo assim fiquei curiosa pra saber mais sobre a história.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Também não sou tão fã da banda assim, mas uma ou outra música eu curto. Talvez não seja do meu gosto pessoal, mas eles são muito bons no que fazem.
    O livro é uma ótima pedida para quem é fã da banda.

    Beijos!

    P.S.: Vote na minha enquete AQUI, please!

    ResponderExcluir
  14. Admito que eu não leria o livro, não gosto muito de "biografias" de bandas, cantores ou sei lá...
    Até acho a banda bacaninha mas, acredito que esse livro agradaria mais aos fãs...
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  15. Não li o livro, mas eu gostaria de ler. Mas essa que você citou 'de não querer o sucesso', concordo plenamente com sua opinião, afinal, que cantor no inicio de carreira, ainda mais jovem, não iria querer a fama e o reconhecimento!?
    beijos ♡
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo