Os Doze - Justin Cronin

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014 /
Os DozeTítulo: Os Doze
Autor: Justin Cronin
Editora: Arqueiro
Páginas: 592

Sinopse: Em A passagem, doze prisioneiros sentenciados à morte foram usados em um experimento militar que buscava criar o soldado invencível. Mas a experiência deu terrivelmente errado. Um vírus inoculado nas cobaias acabou com qualquer resquício de sua humanidade e elas fugiram, matando ou infectando qualquer um que cruzasse seu caminho. Os infectados se tornavam virais obedientes a seu criador, mais um de seus Muitos. No caos que se formou, a única chance de sobrevivência para a espécie humana eram fortificações altamente protegidas. Assim se formou a Primeira Colônia, um reduto a salvo dos virais, mas isolado do resto do mundo. Noventa e dois anos depois, uma andarilha surgiu às portas da Colônia. Era Amy Harper Bellafonte, a Garota de Lugar Nenhum, aquela que iria liderar um grupo de colonos e... Agora, cinco anos após ter cruzado as Terras Escuras em busca de respostas e salvação, seu grupo está separado. Cada um seguiu seu caminho, mas seus destinos logo voltarão a se cruzar, num embate definitivo contra uma ameaça mortal. Fanning, o Zero, aquele que deu origem ao apocalipse, tem planos para refazer o grupo dos Doze e conta com um aliado poderoso, disposto a qualquer coisa em nome da própria imortalidade. Segundo livro da trilogia A passagem, Os Doze nos faz questionar a mente humana, os avanços científicos e a busca do poder que leva a uma certeza sombria de nossa capacidade para o mal. Mas, acima de tudo, ele reforça nossa esperança em uma humanidade que se adapta, sobrevive e não se rende.

**********

Não se preocupe, não daremos spoilers desse e nem do livro anterior.

Hoje a resenha é do segundo volume da trilogia A Passagem do Justin Cronin. Confesso que achei o primeiro volume muito legal e minhas expectativas estavam lá em cima em relação à esse segundo livro.

Em A Passagem, a história começa quando um cientista, ganhador do prêmio Nobel, descobre um vírus e é focado em um grupo de pessoas que lutam contra os infectados, mesmo 100 anos após a eclosão, Os Doze leva o leitor de volta ao início, para entender o que aconteceu quando os infectados apareceram e se proliferaram. É interessante voltar ao começo, e o autor sabe manter o leitor viciado em Os Doze.

O livro divide-se em duas partes: a primeira parte conta ao leitor os acontecimentos do Ano Zero, o ano em que o mundo foi destruído pelo vírus vampiro, e nos apresenta a personagens novos (encantadores). Esta é a força de Cronin, a sua capacidade de desenvolver personagens ricos e complexos, com apenas alguns parágrafos.
A segunda parte traz de volta os personagens com o qual o leitor já está acostumado. Peter, Amy, Alicia, Michael, a gangue completa. Justin Cronin continua a desenvolver esses personagens e é interessante o jeito como ele faz isso. São passagens de pura adrenalina alternadas com passagens emocionantes e humanas, de mexer com coração de qualquer um. Esta segunda parte desenrola-se muito rápido. 

Os Doze é um livro explosivo, eletrizante, ao mesmo tempo em que consegue ser íntimo, humano, cativante. Justin Cronin entrega ao leitor tudo aquilo que conquistou milhões de fãs em A Passagem, só que com tudo melhorado. Cronin também sabe criar uma atmosfera. Ele descreve os locais de maneira rica e cheia de detalhes.

O livro é extremamente recomendado e se fosse para defini-lo em apenas uma palavra, eu diria encantador.

22 comentários

  1. Não consegui terminar de ler o A Passagem, mas pelo que li é muito bom, vou terminar de ler e comprar esse.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa agora estou curiosa para ler esse livro Rsr
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito mais do primeiro, apesar de ter gostado desse também. Acho que é porque fiquei um pouco perdida no começo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Acho curioso, Matheus (aliás, prazer conhecer seu espaço na Blogosfera!), como que as opiniões podem realmente divergir. Nunca li essa série, mas tem tanta gente com opiniões tão ruins em relação a esse segundo livro da série. Já ouvi dizer tanto que o ritmo decaiu como que o autor soube fazer uma continuação melhor que o antecessor. Mas eu sempre confio em opiniões mais sensatas - como a sua, que foi bem desenvolvida e direta. É bom saber que gostou do livro! É maravilhoso quando nos conquistamos assim por alguma série. Acho que não tem coisa mais desanimadora que não querer continuar a ler uma série por ela não ter melhorado depois do segundo livro. x.x auishaiuhs
    Adorei o Blog! Já estou seguindo. ^^ Beijão!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Legal a resenha, mas não faz meu estilo.

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Participa do sorteio que estou fazendo em parceria com a Sammy Dress!
    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/2014/02/sorteio-em-parceria-com-loja-sammydress.html

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Tanto "A Passagem" como "Os Doze" parecem livros ótimos, me senti meio idiota agora por não saber que "Os Doze" é uma continuação de "A Passagem", como eu disse parecem livros ótimos, e quero muito ler, gostei de sua resenha, curto leitura eletrizantes.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Ainda não li esse livro, mas estou supre curiosa para saber como é!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/nomade.html

    ResponderExcluir
  8. Ollá ^^
    A resenha ficou ótima, sempre conseguindo nos chamar atenção com suas belas palavras *-*
    Eu não curto muito livro de vírus e coisas assim, mas acho que vou tentar ler este ai hehe' as vezes é bom mudar um pouco :D

    Beijoxx.
    http://maria-gabriely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvi falar desse livro, mas parece ser muito legal, apesar que essas coisas de vírus vampirescos não sejam muito minha praia, acho que essa trilogia pode ser interessante.

    Só Bela

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, não conhecia o livro, mais ele me deixou bem curiosa, acho que vou ler <3
    Beijos,
    Blog: Anjo de Cereja & Blog: Contos Fantásticos

    ResponderExcluir
  11. Voce sempre faz otimas resenhas, muitos livros da minha wishlist foi vc que indicou haha
    Beijos, Lili ;3
    Clique e vá ao Princesa Teen Passe no blog, e deixe sua pergunta que irei responder em video!

    ResponderExcluir
  12. Caraca que resenha hein?!
    Morro de vontade de ler os livros, mais a preguiça fala mais alto sabe?
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    Ps: Primeira vez aqui eu acho O.o adorei o blog

    ResponderExcluir
  13. Essa trilogia é a melhor que eu já li na vida. A cada dia tenho mais certeza disso! A Passagem e Os Doze me arrebataram sem igual. Quero ler logo o próximo livro. A resenha ficou ótima!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Só elogios para A Passagem, espero que o filme seja bom, também.
    Acho que ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre os Doze, parece ser ainda melhor, e soube que ainda tem mais um livro a caminho. Muito bom!

    Ah, vi que está lendo Gênesis! Gostei muito desse livro, está na minha lista de favoritos, por que ele é totalmente inesperado e diferente dos demais que eu já li. Tomara que goste, cheguei a começar um sorteio dele no meu blog. Se quiser participar:

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar, se não me engano, porém nunca li. Essa sua resenha me deixou curiosa. Parece ser um livro que te faz lê-lo em pouco dias por ser muito bom.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Curto temas de livros assim! Legal saber deste ;D

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! Vamos estar sempre em contato?
    Me segue nessas redes sociais e me manda uma mensagem por lá que te sigo e todas elas:
    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Fiquei morrendo de vontade de ler, achei super interessante a sinopse, deve ser um livro muito bacana!
    Nunca li a série!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!!
    Eu estou louca para ler o primeiro livro!!! Sempre ouço comentários muito positivos. e inclusive já tenho os dois, rs. Bom saber que o segundo é tão encantador quanto o primeiro. Mal posso esperar para lê-los hehhee.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  19. Eu só ouço falar bem de A Passagem, mas nunca tive a oportunidade de ver. Já vi resenha dele por aqui também (se não me engano, foi aqui) e fiquei apaixonada, mas estou esperando as férias :/

    Beijinhos!
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia este livro e não sabia sobre está serie, mas parece ser bem legal e agora eu quero ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu também gostei muito de A Passagem e também estou com altas expectativas para ler Os Doze. Mas resolvi esperar um pouco porque não há nem previsão do lançamento do último volume e se o final do primeiro for parâmetro, segurar o curiosidade vai ser difícil. Prefiro passar por isso uma única vez, hehe.
    Que bom que o livro não decepcionou você.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. ADOREI a resenha!
    A Passagem é um dos meus livros favoritos e Os Doze chegou muito perto.
    É incrível a coragem que o autor tem em sua narrativa!!

    Não vejo a hora de ler o terceiro livro.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo