Querer Sem Medida - Gilmar Marcílio

sexta-feira, 16 de agosto de 2013 /
Querer Sem Medida é um livro com cinquenta e três crônicas muito bem escritas e o autor Gilmar Marcílio nos faz viajar longe. Por ser um livro relativamente pequeno e apresentar capítulos curtos, a leitura é bem rápida e reflexiva. Nos faz pensar sobre os mais variados assuntos fazendo com que a leitura fique bem intensa e envolvente.
O autor abre nossos olhos em questões que nos passam despercebidas, ou que acatamos para não sermos diferentes. Mas o que é ser diferente se não algo normal. Podemos ter semelhantes, mas nunca haverá pessoas iguais, com os mesmos gostos, mesmas opiniões, mesmos conceitos de vida.

"Poucos se permitem ousar. Entregar-se ao diferente. Transgredir. Porque a melhor maneira de existir não é necessariamente a que todos experimentam, seguindo a ordem pouco natural imposta pelas sociedades. Temos medo de parecer heréticos, como se algum guardião pudesse nos deletar ao conselho dos provedores da moral. Nossos desejos individuais são sufocados em nome da manutenção de regras que não fazem ninguém feliz. "
Não tem nenhuma crônica que eu não tenha admirado e gostado em Querer Sem Medida
Ainda não falei do cachorrinho na capa que eu achei lindo, me chamou à atenção logo de cara.
Querer Sem Medida provoca um diálogo profundo com a nossa consciência. Gilmar aborda temas atuais com muita sutileza, com uma linguagem extremamente poética. Suas crônicas são brandas e mais perspicazes, mas não deixam de transmitir a mensagem de indignação perante as moléstias sociais, e principalmente as separações em que o ser humano se coloca.

"O olhar e as mãos acariciam, sem perceber que são atitudes provisórias diante de perspectivas amorosas que se deformam para gerar caminhos diferentes. As perdas deixam rastros que servem como aporte para a construção de sentimentos mais maduros, quando há a constatação da separação."

Muitas crônicas têm o intuito de chocar o leitor, de deixá-lo perplexo diante de tantas coisas absurdas que acontecem no nosso dia-a-dia e que naturalmente, somos nós os grandes causadores da destruição do planeta, da desarmonia na família, no trabalho e nos demais círculos que estamos inseridos.
A única coisa que me incomodou em todo o livro, foi a linguagem mais robusta muitas vezes utilizada pelo autor, que dificultava o entendimento de algumas crônicas. E isso, consequentemente atrasava um pouco minha leitura, que poderia ter sido muito mais fluída.
O livro não me decepcionou, mas também não me surpreendeu. No geral, nos faz refletir de uma forma boa. Acho que não é um livro que agradará a todos, mas sim àqueles que estão preparados a ouvir algumas verdades sobre o mundo e refletir vez ou outra sobre o assunto.
No começo tive dificuldades em pegar o ritmo da leitura, em me adaptar as diretas do autor, a realidade nua e crua estampada em cada página. Entretanto, eu gostei do livro, por conter uma leitura bem agradável e acolhedora, além de passar inúmeras sensações e pensamentos bons.
Um livro que vale a pena ler.

6 comentários

  1. Eu amo crônicas, mas não sei se gostaria dessas. Não gosto dessas com tons reflexivos, gosto do dia a dia das pessoas rs
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, to com vontade de ler esse livro, parece ser muito bom né?

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ahww deve ser perfeito mas as vezes oque como voce disse sabe mas as vezes eu não consigo entender oque o autor quis dizer oque ele sentiu e tal mas deve ser perfeito *u*

    cafezinhoviciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li :/

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de crônicas não, mas vou confessar que depois desta resenha vou ver se leio pelo menos este livro.
    Mudando de assunto, as vezes a verdade nua e crua é dificil mesmo bobo aushauhsuahsuash

    ABraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Matheus. Ficamos felizes que gostaste do Querer sem Medida. Sem dúvida, um dos melhores livros que já publicamos. Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo