O Teorema Katherine - John Green

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 /
O Teorema KatherineTítulo: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

**********

O Teorema Katherine conta a história de Colin Singleton. Colin é um nerd, um menino super dotado e ele teve dezenove namoradas chamadas Katherine. Não sabemos o porque, mas ele gosta de Katherines. Colin tem um melhor amigo chamado Hassan, e o livro começa mostrando Colin abatido, triste, totalmente desmotivado, porque a sua décima nona namorada, a décima nona Katherine, terminou com ele.

Colin é perfeccionista e nunca se acha inteligente o suficiente. Ele é super sismado com seus relacionamentos e talvez por esse motivo, muitos deles não deram certo. Mas quando Colin está lá no fundo do poço, o seu amigo Hassan o convida para sair pelo mundo a fora para escapar dessa depressão momentânea. Eles saem sem rumo pela estrada e chegam a uma cidadezinha chamada Gutshot. Lá ele conhece várias pessoas, e entre elas a Lindsey, uma garota meio popular que não sabe muito bem quem é.

"Prodígios conseguem aprender rapidamente o que outras pessoas inventaram; gênios descobrem o que ninguém descobriu. Prodígios aprendem; gênios realizam. A maioria das crianças prodígio não se torna um gênio na idade adulta. Colin tinha quase certeza de que fazia parte dessa maioria desafortunada."

A partir daí o título do livro começa a fazer sentido. Colin começa a desenvolver um teorema que pela matemática prevê quem é o terminado e quem é o terminante de uma relação.
Colin tem um problema que é não saber contar histórias, ele vai relembrando de uma coisa aqui, outra ali... e assim ele vai tendo flashbacks pelo livro, lembrando de suas dezenove Katherines. Muitas das vezes, ele mostra coisas que provavelmente levaram ao término da relação.

Quase que o livro todo eu senti raiva do protagonista, ele sempre faz besteiras e nunca acha que é bom o suficiente... ou seja, autoestima lá em baixo. Mas apesar dessa raiva, o tempo todo eu senti vontade de ver que ele está bem e não com essas crises.
Para mim Hassan foi o melhor personagem da história, ele é super engraçado e gostei de várias frases ditas por ele no livro.
E nesse livro encontramos matemática mesmo. Pra quem não sabe, John Green pediu ajuda à um matemático para bolar esse teorema.


“A sua importância é definida pelas coisas que são importantes procê. Seu valor é o mesmo das coisas que ocê valoriza.”

Depois de ter lido A Culpa é das Estrelas e me apaixonado pela escrita do autor, eu tinha que ler outro livro dele, e com O Teorema Katherine não foi diferente, eu continuo apaixonado pela escrita do John e recomendo que você leia esse livro!


“É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela.”

10 comentários

  1. Depois de ler ACEDE já quis logo todos os livros do John Green rs e esse em especial estou bastante curiosa para ler porque gosto muito de matemática *u* espero poder ler em breve.

    Ótima resenha,
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro mas ainda não o li. Dizem que não é tão bom quanto ACEDE e talvez esse seja o motivo d'eu enrolar taaanto x.x

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Eu li este livro já faz algum tempo e gostei bastante. Foi algo diferente do que eu esperava, mas me cativou.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. EU não achei ACEDE tudo que falam por aí, mas gostei e tenho vontade de ler mais do autor. O próximo que quero é Quem é vc Alaska?, mas tambem tenho interesse nesse

    Gostei bastante da resenha

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah não é muito o estilo de livro que eu gosto de ler, mas acho que deva ser bom!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo A Culpa é das Estrelas e esperava mais do livro, a história não está me prendendo. Acho que por isso vou demorar bastante pra ler O Teorema Katherine.
    Adorei o blog. Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, muito criativo! =D Tenha uma semana iluminada!
    Convido você para o mês das indicações que está ocorrendo no meu cantinho, pois sempre é bom ter compartilhar as coisas com mais amigos!
    Beijos da Bea
    www.biaalini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mateus!
    Aconteceu o mesmo comigo quando li ACEDE: me apaixonei completamente pela narrativa do John Green. Agora leio qualquer livro dele, sem nem ler a sinopse, e sei que vou adorar. Com "O Teorema" não foi diferente. Esse livro é divertidíssimo!
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Mateus,
    Acho que eu sou o único que ainda não leu nada do Green. Sempre acabo comprando outros livros no lugar. =S

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ameeei O Teorema Katherine, é um dos meus livros favoritos do John. E acabei de notar que esqueci completamente de postar minha resenha no blog, como pode? Hahaha beijosss
    http://miladamasio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo