Mar da Tranquilidade - Katja Millay

sábado, 15 de novembro de 2014 /
Mar da TranquilidadeTítulo: Mar da Tranquilidade
Autor(a): Katja Millay
Editora: Arqueiro
Páginas: 368

Sinopse: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.
À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.

Sinopse retirada do skoob.

**********

Aos 15 anos, Nastya Kashnikov passou por um trauma extremo que afetou seu corpo, sua alma e o futuro promissor que teria pela frente. Durante um ano, tudo o que ela pôde fazer foi recuperar-se das feridas externas e tentar se lembrar do que aconteceu. Mas quando as lembranças retornaram, Nastya passou a sofrer em silêncio, pois não sentia-se capaz de relatar à família ou à polícia o que ocorreu naquela tarde tenebrosa. Aos 17 anos, cansada de receber olhares de compaixão da cidade inteira e sofrendo pressão da família para retomar sua vida, Nastya mudou para a cidade vizinha, e foi morar com sua tia Margot.

Josy Bennett também tem 17 anos e vive isolado de todos. Josh tem um histórico de perdas em sua vida e a morte é como um campo de forças que automaticamente mantém as pessoas afastadas dele. A única pessoa que ousa estar próxima é o seu melhor amigo. Até que Nastya acaba se aproximando, invadindo e mudando tudo.

"Sempre planejei contar a verdade. Eu só precisava de um tempo. Precisava ter a chance de encontrar as palavras certas e a coragem para dizê-las. Não fiz um voto de silêncio. Não fiquei muda subitamente. Apenas não encontrava as palavras..."


As pessoas gostam de dizer que o amor é incondicional, mas isso não é verdade. E mesmo que fosse incondicional, o amor nunca é de graça. Sempre vem acompanhado de uma expectativa. Todo mundo sempre quer algo em troca.
Alternando dois pontos de vista em primeira pessoa, Nastya e Josh vão se abrindo aos poucos e conforme seus segredos foram sendo revelados me vi sendo sugado para a incrível e comovente história.

Nastya me fisgou logo na primeira página, sua narrativa irônica, sincera, mau-humorada e fatalista é estranhamente engraçada. Josy também é "fechadão", mas ele é bem mais prático e menos dramático que a Nastya, os capítulos narrados por ele são realistas e pé no chão, às vezes ele parece mais velho do que realmente é.

"Pessoas que nunca passaram por merda nenhuma sempre acham que sabem como você deve reagir ao fato de sua vida ter sido destruída. E aquelas que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como se existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno."

O enredo é inteligente e, aliado à delicada construção dos personagens, nos proporciona uma enxurrada de empatia. É impossível não torcer para que o Josy e a Nastya encontrem alguma felicidade na vida.

A autora conseguiu de forma perfeita, segurar o segredo do que aconteceu com Nastya e o porque de tudo ter acontecido até o final. E foi isso que me prendeu, que me conquistou. 
A forma como Katja Millay desenvolve esse romance para torná-lo algo inesquecível e te faz se perguntar sobre certas coisas da vida talvez seja o que mais me ganhou na história.

A leitura é um verdadeiro mergulho num oceano profundo e denso, onde passamos a conhecer tão bem os personagens que a volta à superfície já nos provoca saudades. Sem dúvidas, você irá terminar de ler o livro com a impressão de que os personagens são reais. Super recomendo!!!

"Talvez eu ainda não seja capaz de acreditar no perdão, mas consigo acreditar na esperança e gostaria de acreditar no sonho das segundas chances."

19 comentários

  1. Oi!
    Ainda não li o livro mas ja ta nas minhas prioridades pro ano que vem, parece ser realmente muito bom e espero gostar :)
    Abraços
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero taaaaaanto ler esse livro e sua resenha me empolgou demais Matheus!
    Ótima dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii.
    Já tinha encontrado, semana passado, resenha em outro blog sobre essa história, mas não estava tão completa assim. Gostei do enredo, parece ser mesmo muito profundo e inspirador, como tu mencionou na resenha. Bom, acho que vou ter que conferir neh, já que tantos estão falando de bem sobre a história hahaha.

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Matheus
    Ainda tô decidindo se quero ou não ler esse livro e sua resenha me ajudou demais... Vamos ver o que eu faço :D

    Abraço
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessada pelo livro, uma amiga minha já leu e disse que é muuuito bom <3 <3 <3
    Resenha muito boa.. e seu blog é lindo demais,ehehehehe.;


    beeeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou seguindo teu blog. |Segue o meu também?

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Matheus, tudo bem?
    Primeira vez por aqui, gostei muito. =)
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, tampouco na autora. Gostei muito da premissa e do mistério, principalmente sabendo que o desenvolvimento do casal é bem feito.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. caracas, que livro intenso!
    eu fiquei com a cabeça martelando aqui, e minha curiosidade para saber o que aconteceu na tal "tarde tenebrosa" com nastya foi a mil. essa capa também deixa a gente ficar com um olhar apaixonado.
    resenha muito bem escrita.

    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
  9. Ooooi,

    Lembro que quando vi esse livro nao tive nem um pouco de vontade de ler. Mas TODAS as resenhas me supreederam HSUAHSUAH, ou seja, eu vou ler.
    Não conheço a escrita dessa autora, mas ela parece ser incrivel. pelas resenhas eu vejo que se fosse seguir pela capa perderia uma grande obra.
    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos
    http://www.entrechocolatesemusicas.com/

    ResponderExcluir
  10. Todos tem falado tãããão bem desse livro. Ele já está na minha lista de desejados :D
    Beijos, boa terça ♥

    Thati;
    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  11. Oi! Gostei muito da resenha, pareceu ser um ótimo livro. Adoro ter essa sensação de que os personagens são mesmo reais! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser bacana, mas não chegou a chamar minha atenção de fato, até porque não é meu gênero de livro favorito.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito dessa capa e me deu vontade de ler ele desde que lançou. Gostei de sobre o que é a história e vou comprar com certeza, Sobre o amor ser incondicional, só o de Deus mesmo. Sempre colocamos um se no meio.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Aí está um tipo de história que eu adoro! Acho que quando envolve suspense a história vai te envolvendo bastante e você acaba curtindo muito!
    Vou deixar o nome guardado!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia, mas parece um livro incrivel!

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha! Nem li o livro e também já fiquei torcendo pra que eles encontrassem a felicidade haha mas, daí a gente para e pensa, e se eles não conhecessem um ao outro? Será que eles conseguiriam alcançar a felicidade da mesma forma? Bom, nem li então não posso especular muito, então vamos parar de enrolar e ler logo né haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Matheus, tudo bem?

    Acho incrível quando o autor consegue quase tornar os personagens reais, sabe? É muito legal essa conexão que a Katja faz com o leitor, assim o livro se torna muito mais fácil de ler e tudo mais. Em suma, parece uma história de amor muito linda.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amigo, vou comprar esse livro agora em dezembro, tá todo mundo falando a respeito dele!
    Bjus e obrigada pela dica super importante!
    Bom final de semana,querido!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Math!
    Particularmente, esperava BEM mais dessa leitura e não curti tanto. Achei a leitura cansativa, a história não me convenceu e nem muito menos a protagonista. O mistério dela, quando revelado, mostrou-se muito morno pra mim; achei todo o dramalhão dela desnecessário.
    Fico feliz que tenha gostado. :p
    Abraço!

    Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo